domingo, 18 de outubro de 2009

Ouro Preto - MG

Minas Gerais sempre foi um Estado pelo qual tive um grande carinho e costumo dizer que se não vivesse em São Paulo viveria no Estado mineiro. O povo, a comida, o ar que se respira por lá me é muito agradável. Muito parentes maternos nasceram em Minas, por isso, durante a infância, estive ali muitas vezes, Governador Valadares, Ipatinga, Belo Oriente, Belo Horizonte, mas não conhecia Ouro Preto. Assim, imbuído desse projeto de visitar os locais históricos, sobretudo, literários, fui conhecer a cidade que se assemelha muito à Évora, ambas patrimônio mundial da humanidade. Muitas igrejas, museus, pontos turísticos, uma Universidade Federal, várias repúblicas de estudantes... Foi ótimo estar na Praça Tiradentes, com uma linda paisagem, cartão postal da cidade, ver a arquitetura colonial, conhecer as minas, estar nas casas onde viveram inconfidentes e escritores árcades. Quando falar de literatura, certamente recordarei dessa cidade, cuja história marca-se pela exploração do ouro, que certamente foi baseada na exploração de muitas pessoas, porém, que emana a luta de cidadãos engajados na sociedade que pretendiam modificar. Como tive muita sorte, no dia de ir embora, passando pela Praça Tiradentes, ainda pude beber uma Heineken gelada, acompanhada de torresmos e escutando Chico Buarque e Cartola, pela voz e instrumentos de bons músicos do local.
Vizinha a Ouro Preto está Mariana, com suas estórias, seus pontos históricos, suas belas ruas. Tomar um cafezinho ouvindo o sotaque dos funcionários da padaria foi muito agradável, como falam com graciosidade! E claro, andar no trem (Maria Fumaça) que liga as duas cidades, admirando toda a paisagem que vai sendo cortada pelos trilhos. Não tive tempo de ir às cachoeiras, mas claro que retornarei a essas cidades, quem sabe, quando estiver voltando de Itabira, terra em que nasceu Drummond e minha próxima parada no saudoso Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário é fundamental para o objetivo a que esse blog se propõe. Muito obrigado pela participação, continue interagindo!