sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Andrea Doria (Renato Russo)


Dentre as músicas que sinto como dotadas de uma maior expressão significativa está Andrea Doria, de Renato Russo. O nome da canção foi extraído de uma embarcação italiana (Gênova), que recebeu o nome de um importante almirante do século XV. O grande transatlântico naufragou em meados do século passado. O próprio sobrenome de Renato é fruto de sua admiração (muito justificada) por um filósofo e humanista contemporâneo, Bertrand Russell, que recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1950. Muito embora nunca tenha sido um grande fã da banda Legião Urbana, reconheço essa canção e outras, feitas pelo seu líder, compositor e cantor, como obras de um gênio. Nesse sentido, Renato não foi a voz de uma juventude, foi muito além disso, o que o eterniza, não como ídolo, mas como um artista consagrado, naquele conceito de artista que hoje anda um tanto esquecido. Em Andrea Doria, a música desencontra-se para se encontrar, durante o tempo todo. Há uma relação que não se estabelece, de um mundo que já está perdido, e parece que a voz principal, falando com um outro, fala consigo próprio. No mundo real, os sonhos se perderam, e a única saudade era de uma força que construía um outro mundo: neste momento, a solidariedade e a identificação se realiza, única forma de romper com a falta de sentido das coisas "não queria te ver assim, quero a tua força como era antes". O ser parece estar imune a essa disjunção, pois recriou o seu mundo, a sua própria lei, e essa é a sua sorte, que o mantém vivo. Letra e música se completam, parabéns Renato.

2 comentários:

  1. Concordo, eu já gosto muito da banda Legião Urbana, apesar de só começar a ouvir muito tempo depois que a banda tinha acabado. Eu também vejo essa e outras músicas como "Acrilic on Canvas", "Baader-Meinhof Blues", "Perfeição", "Pais e Filhos" e "Há Tempos" como verdadeiras obras de arte. É uma pena que atualmente bandas que tentam passar uma reflexão ou que tentam fazer as pessoas pensarem sejam tão escassas, e pior, as pessoas não se preocupam com isso, elas recebem sem pensar e sem questionar tudo o que lhe é oferecido.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, acho a música muito boa também e sempre me faz repensar o significado a cada vez que escuto. Abraços.

    ResponderExcluir

O comentário é fundamental para o objetivo a que esse blog se propõe. Muito obrigado pela participação, continue interagindo!