sábado, 4 de junho de 2011

Texto dissertativo

Estou tendo uma experiência muito direta com cursos preparatórios para vestibulares e concursos públicos, na elaboração de materiais, no planejamento e dentro das salas de aula, onde dialogo com centenas de rostos preocupados, olhando-me, buscando entender a gramática (normativa), o estudo textual, a literatura. Quando saio da sala, já estão se esquecendo do que eu disse, pensando em logarítimo, no revelo nacional ou na Independência dos Estados Unidos, ou não. Ensinar é uma arte constante de se alegrar e de se frustrar, mas viciante.


Neste ano, o vestibular da Fuvest estará mais difícil. A nota de corte será maior, as questões da primeira fase mais numerosas e um número reduzido de candidatos serão convocados para a segunda fase. Assim também ocorre com os concursos, cada vez mais concorridos.


Quando iniciei a pós-gradução em Ensino a Distância, pensei em criar um site que ensinasse as matérias de Letras, matriculei-me em um curso de Web Design, comecei a estudar linguagens de programação e acabei não os concluindo, por acúmulo de atividades. Hoje, terminada a pós, penso em voltar a colocar esse projeto em minhas prioridades. Por enquanto, publicarei algumas matérias de interesse para essas provas, que poderão ser acessadas no link concursos e vestibuares, à esquerda da página. Assim, inicio com o texto dissertativo.


Modelo e orientações para o texto dissertativo (cada parágrafo deve ser iniciado com espaçamento da margem).


A expansão dos direitos civis para os homossexuais
(título centralizado, primeira maiúscula, espaço de 1 linha)

As questões morais e religiosas são insuficientes para justificar a restrição aos direitos civis quando se trata dos homossexuais, já que (apresentar uma ideia e explicá-la, desenvolvê-la) na sociedade contemporânea as bases formadoras de comportamentos se enfraqueceram diante da multiplicidade e complexidade das relações entre as pessoas e delas consigo mesmas.
(o primeiro parágrafo é a introdução, deve conter o posicionamento do autor do texto e os elementos que serão desenvolvidos nos parágrafos intermediários, neste caso, questões morais, religiosas, sociedade contemporânea e mudança de comportamento).
Desde a Revolução Francesa (apresentação de um fato conhecido, pertinente e importante), o ser humano buscou a igualdade de direitos, embora, o rumo da sociedade capitalista tenha potencializado a desigualdade entre as pessoas, porém (promover a coerência), no campo civil, muitas vitórias ocorreram, no que diz respeito aos direitos de negros, crianças e mulheres, trazendo um novo cenário para os grupos considerados minoritários, dentre eles, os homossexuais (sempre trazer o tema para o texto).
(dividir as ideias nos parágrafos; não construir parágrafos muito extensos ou muito curtos no desenvolvimento)
A discriminação, muitas vezes (relativização) baseadas em dogmas morais e religiosos (desenvolvimento do que foi apresentado na introdução), passou a ser pensada e rejeitada por boa parte da sociedade, haja vista que a etnia, gênero, religião ou opção sexual (volta à questão do tema) não retiram a condição de ser humano, ou seja, de identificar-se com o outro, além disso, as atrocidades cometidas no início do século XX (apresentação de fato conhecido), com as duas grandes guerras e a constituição dos Estados nazi-facistas, demonstrou que estabelecer critérios de superioridade, fundamentado em falsas ideologias que tratam as diferenças de maneira pejorativa e perigosa, causa danos irreversíveis à vida em nosso planeta, inaceitáveis na sociedade contemporânea, já experimentada em relação aos conflitos entre os homens.
Superadas as questões morais e religiosas, advindas da tradição cultural, muitos países europeus e, mais recentemente, a Argentina (apresentação de caso concreto), aprovaram a lei que reconhece e garante os direitos civis para os homossexuais (tema), inclusive (fortalecimento da ideia), o direito à união estável, com isso (fortalecimento da ideia), demonstrando que é possível pensar as relações sociais de uma outra maneira, quando o objetivo é promover a igualdade e combater a discrimação, o que, no dia a dia, já se observa no Brasil, país propenso ao respeito e à multiplicidade cultural, étnica e sexual, em virtude da sua própria formação histórica, ainda que haja focos de resistência em alguns setores da sociedade.
Sendo assim (conclusão, último parágrafo, síntese do que foi exposto), promover um pensamento e comportamento que incentivem o respeito às diferenças e busque a igualdade de direitos é dever do poder público e da sociedade civil, que necessitam criar mecanismos que garantam esses direitos fundamentais, além de formar pessoas (mudança de comportamento, como apresentado na introdução) que se respeitem e que construam um mundo com muito mais paz e igualdade entre todos.

Considerações Gerais
- dissertar é expor uma ideia, argumentar acerca de um tema, com impessoalidade (não se deve utilizar primeira pessoa, eu acho que, eu penso que, na minha opinião), objetividade e clareza (selecionar o vocabulário empregado, linguagem padrão, evitar repetições e ideias vagas como: entre outros, etc), concisão (ideias diretamente relacionadas) e coerência (ideias que não se contradizem).
- fugir do tema, não abordá-lo ou se contradizer é erro grave.
- faça um texto rascunho, para depois corrigir a escrita (sintaxe, concordância, ortografia) e aprimorar o conteúdo (use os concetores de sentido).
- não use gíria, frases prontas, jargões, provérbios ou expressões populares.
- respeite as margens, escreva de forma legível, acentue e use corretamente a vírgula. Em caso de erro ortográfico, deixe a palavra entre parênteses, passando sobre ela um traço único.
- Divida o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão; organize os parágrafos.
- Caso seja solicitado número de linhas, tenha como referência o limite de três para mais ou para menos.
- Não se esqueça do título, que deve contribuir para o sentido do texto (evite títulos simplistas, como: O aborto / A eutanásia / A fome).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário é fundamental para o objetivo a que esse blog se propõe. Muito obrigado pela participação, continue interagindo!