terça-feira, 16 de novembro de 2010

Adeus ano velho, feliz ano ano

Feliz ano novo é título de um livro de contos, escrito por Rubem Fonseca, censurado em 1975. Autor que tematiza a vida urbana, solitária e violenta, Fonseca é um dos maiores contistas nacionais. Mas não é sobre literatura que escreverei agora. Aproximando-se o Natal, deixo de lado a minha descrença no simpático velhinho para me antecipar a tantos pedidos que ele receberá e também fazer alguns.

Caro velhinho, sei que sou crescido para importuná-lo, e talvez a data também seja inoportuna, entretanto, gostaria de listar dez singelos pedidos que espero concretizá-los no próximo ano, agradecendo de antemão algumas alegrias que tive, como terminar a minha pós (e iniciar outra), viajar para a Argentina (e me interessar pelo espanhol), conhecer pessoas maravilhosas e ter oportunidade de criar um material de língua, código e linguagens para o cursinho em que estou ministrando aulas, voltar a USP, desenvolver-me profissionalmente, mudar de residência (é sempre bom), ter a família com muita saúde, participar de um programa de televisão, um carro novinho (alegria comedida pela minha alma imaterial). Houve tristezas, claro, o fim de um relacionamento, por exemplo. Agora vamos para o que interessa, já que uma pesquisa revelou que a esmagadora parte de nossos pensamentos se direcionam para o futuro, poucos deles para o presente:
1 - Dê-me organização suficiente para que em meu quarto não fique um livro ou papel fora de lugar;
2 - Dê-me tempo para ouvir com calma os discos da coleção do Chico Buarque que está em curso;
3 - Não permita que um amor me cegue os olhos e a consciência, deixe-me vê-lo com os olhos de Tirésias, não de Édipo;
4 - Aproxime-me de meus familiares e amigos verdadeiros e permita que eu demonstre com atitudes o quanto os amo e lhes quero bem;
5 - Torne possível que eu leia livros não somente por obrigação, dando-me algum tempo para ler aqueles que esperam há anos;
6 - Possibilite-me uma nova viagem, para Bahia, para Goiás, para o Chile, para a Itália ou para a Alemanha, junto da minha prima;
7 - Presenteie-me com muita, mas muita força, para levar à frente, já no próximo ano, a graduação de Filosofia (Metodista) e a pós-graduação em História da Arte (São Judas), os dois últimos cursos superiores que pretendo fazer antes do mestrado em Literatura;
8 - Desenvolva o meu espírito para que eu possa fazer um bom trabalho no Nellpe e concretizar a pesquisa para o mestrado;
9 - Fortaleça meu trabalho, para que eu tenha condição de realizar e concretizar meus desejos para o próximo ano;
10 - Dê-me saúde, vontade e bom humor, às pessoas queridas, ao meu país, ao mundo, para que tenhamos sempre um lugar melhor para se viver.
Assim será um ótimo 2011, obrigado, Papai Noel!

Um comentário:

  1. Olha só, eu também farei Filosofia no ano que vem, só que será na São Judas.
    Você quer que o Papai Noel realize seus 10 pedidos?
    Resta ver se você foi um bom menino, se obedeceu o papai e a mamãe, se foi para a escola dar aulas na hora certa, se foi dormir na hora certa, se não se esqueceu de devolver alguma redação de algum aluno e tal...rs
    Com certeza seus pedidos virá em dobro!!!!!! com velhinho ou sem velhinho.
    Saudades Profº Edu!
    Bye Bye!

    ResponderExcluir

O comentário é fundamental para o objetivo a que esse blog se propõe. Muito obrigado pela participação, continue interagindo!