sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Encontro Semana Literária e Cultural (16 a 18 de novembro)

Convido a todos para a Semana Literária e Cultural na EMEF Armando Cridey Righetti, cujo tópico está centrado nas discussões sobre a relação do homem com o mistério da vida e da morte. Estarei apresentado as considerações sobre contos fantásticos e de assombração, no dia 18 de novembro de 2011, em dois encontros, às 10h30min e às 20h00min.
Essa relação com o sobrenatural e com o estranho será pensada a partir da análise de três contos do gênero, A dança da Vespa, de minha autoria, O Homem de Areia, de E.T.A. Hoffmann, e Um casaco de Raposa Vermelha, de Teolinda Gersão, além de uma breve explanação sobre o gênero conto. O primeiro texto está disponível na publicação abaixo, o segundo em http://www.4shared.com/document/XAa7bnGh/eta_hoffmann_o_homem_de_areia.htm?aff=7637829 e o terceiro está protegido por direitos autorais, presente no livro A mulher que prendeu a chuva e outras histórias.
Os encontros da semana se iniciarão no dia 16/11 e seguirão até 18/11, com diversas atividades e a presença de outros professores, mestres e profissionais ligados à literatura e ao tema.
Endereço: Rua Cordão de São Francisco, 797, Vila Aimoré, Itaim Paulista, São Paulo/SP (2581-0360). Conto com a presença de todos.


1. Tema e Programação

A fala dará ênfase para a dimensão alcançada pelos contos fantásticos no âmbito cultural, social e psicológico e à relação do homem com o inconsciente, a subjetividade, o desejo e a crença, sobretudo, neste caso, do mistério que engloba as concepções da vida e da morte.

- 5 minutos: apresentação pessoal e indicação do tema.
- 15 minutos: teoria do conto e as narrativas fantásticas (Italo Calvino e Tzvetan Todorov)
- 10 minutos: Expressão e Cultura: Belfagor, o Arquidiabo (Nicolau Maquiavel).
- 10 minutos: A descoberta do inconsciente, o pensamento e a subjetividade: O Homem de Areia (E.T.A Hoffmann)
- 10 minutos: O sentimento e o desejo: Um casaco de raposa vermelha (Teolinda Gersão).
- 15 minutos: Estratégias de produção de contos de assombração: A Dança da Vespa (Eduardo Ribeiro)
- 10 minutos: questionamentos e encerramento.


2. Contos de referência

- A Dança da Vespa (autoria do palestrante), disponível em http://www.pietrasopralinea.blogspot.com
- Belfagor, o arquidiabo (autoria de Nicolau Maquiavel), disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/lb000887.pdf (versão em italiano)
- O Homem de Areia (autoria de ETA Hoffmann), disponível em http://www.4shared.com/document/XAa7bnGh/eta_hoffmann_o_homem_de_areia.htm?aff=7637829
- Um Casaco de Raposa Vermelha (autoria de Teolinda Gersão), não disponível (direitos autorais).


3. Sugestão de leitura

- GIARDINELI, Mempo. Pequeno manual do conto para iniciantes: história e teoria. Disponível em http://www.portalgeobrasil.org/colab/artigos/contohistoriaeteoria.pdf. Acesso em 04/11/2011.

- GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do conto. São Paulo, Ática, 2006. (disponível em: http://pt.scribd.com/doc/30890030/Nadia-Battella-Gotlib-Teoria-do-Conto).


4. Referência Bibliográfica

- CALVINO, Italo. Contos fantásticos do século XIX. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.
- _______________. Mondo scritto e mondo non scritto. Itália, Oscar Mondadori, 2010.
- _______________. Perché leggere i classici. Itália, Oscar Mondadori, 2010.
- CAVALCANTE, Anna Hartmann. Símbolo e alegoria: a gênese da concepção da linguagem em Nietzsche. Rio de Janeiro, DAAD, 2005.
- COSTA, Flávio Moreira da. Os melhores contos de loucura. Rio de Janeiro, Ediouro, 2007.
- FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, RÓNAI, Paulo. Mar de histórias: antologia do conto mundial, v.1. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1998.
- HANSEN, João Adolfo Hansen. Alegoria: construção e interpretação da metáfora. Campinas, Editora da Unicamp, 2006.
- MOISÉS, Massaud. A criação literária. São Paulo, Cultrix, 2008.
- SAMÓSATA, Luciano. Diálogo dos mortos. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1998.
- TODOROV, Tzvetan. A Literatura em perigo. Rio e Janeiro, Difel, 2009.
- _________________. Introdução à literatura fantástica. São Paulo, Perspectiva, 2008.

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