sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Chico Buarque do Brasil

Na tarde de ontem, dia 16, soou a campainha de casa, coisa incomum, para anunciar a chegada de um presente que dei a mim mesmo: uma caixa com os dois primeiros, dos vinte, discos da coleção de Chico Buarque, acompanhados de dois livros. Apressei-me para assinar o recibo, passava-me pela cabeça apenas ler/ouvir. Chico é para mim o maior artista que o Brasil já conheceu. Confesso que de início, quando o ouvi ainda na juventude (Iolanda), dividia a autoria dos comentários "ele não canta bem". Hoje sinto que ele canta na proporção que somente ele poderia cantar, e como é bom escutá-lo (o próprio Chico diz que ele é um compositor que virou cantor).
Chico Buarque do Brasil foi o primeiro livro que li sobre Chico, e Estorvo, o primeiro de sua autoria. Chico é compositor, cantor, autor de peças, pasmem, ator (premiado) e escritor. Quem o aprova é nada menos do que José Saramago, Nobel de Literatura, dizendo que "Ao lado onde se encontram os trabalhos executados com maestria, a da linguagem, a da construção narrativa, a do simples fazer. Não creio enganar-me dizendo que algo novo aconteceu no Brasil com este livro (Budapeste)"
O seu parentesco com Aurélio Buarque de Holanda é um mistério: talvez este fosse um primo distante de seu pai, Sérgio Buarque de Hollanda, um dos maiores historiadores brasileiros e autor de Raízes do Brasil. Nascido em 1944, Chico viverá experiências na Itália, com os cantores da Bossa Nova, sobretudo Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Na Universidade de São Paulo, cursou até o terceiro ano de arquitetura, abandonando o curso para se entregar à música. Durante a ditadura, o cantor produziu muitas canções de protesto, contudo, não se resumiu a isso, foi muito além. Claro que foram anos importantes, em que ele foi perseguido pela censura, inclusive, rompendo laços com a Rede Globo, em 1971, pois a emissora tentava utilizar o Festival da Canção para promover o regime ditatorial. Chico Buarque se confunde com a própria história brasileira e embora de família tradicional e suas letras sejam consideradas "requintadas", a obra de Chico, bem como ele próprio, mistura-se ao povo, ao falar do cotidiano e da gente comum (Pedro Pedreiro; Com açúcar, com afeto; Valsinha, Deixe a menina; A Banda, Piano na Mangueira, entre outras).
Nessa tarde, eu me emocionei. Ao ouvir "Tanto mar", e perceber a referência à Revolução dos Cravos, movimento militar que encerrou mais de quatro décadas da ditadura salazarista em Portugal, tema que serve de fundo para o romance Paisagem com mulher e mar ao fundo, de Teolinda Gersão, o qual venho estudando há mais de um ano, um jogo de imagens e muitas lembranças povoaram a minha mente: a história de Portugal, de Chico Buarque e a minha se cruzaram, a magnitude das duas primeiras permitiram dialogar com a simplicidade da última, suficiente para que por alguns minutos meus olhos se marejassem. À noite, durante a aula de língua portuguesa, comentei o episódio para meus alunos, uma forma de dividir essa experiência e de aliviar a emoção, que depois de horas, ainda se refletia sobre mim. E ainda incide. Essa é a força da música de Chico, que nos permite conviver com letras tão belas e profundas, muitas, e momentos eternos, como Elis Regina cantando Atrás da porta. Salve Francisco Buarque do Brasil, o Chico de todos nós.

Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teu peito, teu pijama
Nos teus pés ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua

Um comentário:

  1. Ah!!! Salve Chicão!!
    Adorei a homenagem ao grande poeta brasileiro! Obrigada Edu!!
    Eu ficaria horas colocando caracteres e mais caracteres sobre isso, mas a coragem é recessiva e a fadiga é dominante no momento.
    Quando eu estava lendo a parte que diz que ele fez curso de arquitetura, não pude deixar de lembrar de um vídeo dele falando sobre seu trabalho:
    http://www.youtube.com/watch?v=LPYD4YhsIqo

    Buenas Noches!

    ResponderExcluir

O comentário é fundamental para o objetivo a que esse blog se propõe. Muito obrigado pela participação, continue interagindo!