quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Marcas na parede...

Dia 21 de novembro será lançada a antologia de contos de suspense e de terror Marcas na Parede, em que, juntamente com outros autores, roteiristas, jornalistas, publicitários, professores, profissionais de artes e músicos, participo do projeto com o conto "A Dança da Vespa", que se inicia com a seguinte epígrafe, pertencente ao escritor alemão Goethe:
O verdadeiro tema, o único e o mais profundo de todos da história do mundo e dos homens, ao qual todos os outros estão subordinados, continua sendo o conflito entre a crença e a descrença.
No total, são 47 contos tematizados pelas mais diversas possibilidades do gênero, com toda a riqueza de personagens que habitam o nosso imaginário real e que, ainda hoje, transgridem a lógica da divisão entre corpo e espírito, parecendo, essas almas errantes, estarem perdidas em nosso mundo físico. A obra será distribuída na Livraria Cultura.
Do gênero, Edgar Alan Poe foi um dos grandes mestres, além de grande crítico literário e teórico do conto. Suas histórias são ambientadas entre a lucidez e a loucura, por isso, sua grande característica foi explorar o terror psicológico. Quem não se recorda de "O gato preto" e "A queda da casa de Usher"? Stephen King, também norteamericano, publicou uma grande quantidade de livros, muitos deles, adaptados para o cinema, sendo traduzidos em diversos idiomas. Tzvetan Todorov, em sua obra Introdução à Literatura Fantástica, define o fantástico pela incerteza, a explicação hesitante entre o real e o irreal. E, segundo Todorov, se “as leis da realidade permanecem intactas e permitem explicar os fenômenos descritos, dizemos que a obra se liga a um outro gênero: o estranho. Se, ao contrário, decide que se devem admitir novas leis da natureza, pelas quais o fenômeno pode ser explicado, entramos no gênero maravilhoso”. Para Italo Calvino, "o conto fantástico revela traços da sociedade em que se insere (...) o fato extraordinário que o conto narra deve sempre deixar uma possibilidade de explicação racional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário é fundamental para o objetivo a que esse blog se propõe. Muito obrigado pela participação, continue interagindo!