segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bernardo Bertolucci

"Eu semprei sonhei encontrar uma mulher num apartamento vazio, uma apartamento de ninguém, um lugar sem personalidade, e fazer amor com ela sem saber quem é. Queria repetir esse ato sexual à exaustão. A ideia do Último Tango em Paris (1972), filme proibido em diversos países e também no Brasil, surgiu daí", revelou o cineasta italiano Bernardo Bertolucci.

Com uma atitude desafiadora, Bertoucci povoou seus filmes com o cenário histórico e político da Itália, por conseguinte, da Europa e do mundo, para isso, trazendo temas épicos e baseando-se em obras de grandes escritores da literatura, como o russo Fiódor Dostoiévski, quando produziu o documentário "Partner" (1968), baseado em "O Duplo", ou "O Conformista" (1970), cujo roteiro foi baseado no romance homônimo do escritor italiano Alberto Moravia, além de "Antes da Revolução" (1964), releitura do romance "A cartuxa de Parma", do francês Stendhal.

Bertolucci foi influenciado pelo pai, poeta e professor de História da Arte, e pela mãe, também professora, diferentemente do cineasta Federico Fellini, seu compatriota, flho de uma dona de casa e de um caxeiro-viajante, cuja infância se deu em uma cidade provinciana da Itália, Bertolucci rompeu com a moral vigente, tratando de temas "proibidos" para a época, como o incesto e a volúpia sexual, contribuindo para o já conceituado cinema italiano da década de 60.

Com "O Último Imperador" (1987), Bertolucci marca sua consagração no cinema mundial ao produzir uma película vencedora de 9 Oscars, incluindo o de melhor filme, melhor diretor, melhor música e melhor fotografia, além de conquistar os principais prêmios na Itália, apesar de angariar vários desafetos, já que pela primeira vez o cenário italiano estava fora de seus filmes (a partir de 1980, Bertolucci declararia que não gostava mais de seu país, por estar muito sujo e corrompido).
Em "Beleza Roubada", Bertolucci apresenta ao mundo a então incipiente atriz Liv Tyler (1977 - ), cuja estreia se deu no clipe Crazy, da banda Aerosmith, que tem como vocalista seu pai, Steven Tyler (1948 - ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário é fundamental para o objetivo a que esse blog se propõe. Muito obrigado pela participação, continue interagindo!