sábado, 20 de março de 2010

O que significa aprender um novo idioma?

Muitas qualificações se voltam para o interesse exclusivo no mercado de trabalho. O tempo é curto, e necessário. Aprender um novo idioma requer, sem dúvida, organização, empenho, objetivo, como todos outros conhecimentos técnicos, mas, ainda (e mais ainda), uma grande dose de amor. Por que amor? Precisamos nos envolver com a cultura, com as pessoas, com os livros, com o cotidiano, com a História, esta com letra bem maiúscula. Daí, talvez, meu distanciamento, inútil e efêmero, com a língua inglesa. Tenho interesses frios com esta língua, não ignoro sua necessidade, sua qualidade, pois estaria, por exemplo, ignorando Shakespeare, Joyce, até mesmo Pessoa, mas prefiro as latinas. A cultura latina é para mim mais interessante (ressalva feita à russa), e isso é muito particular. Assim, optei pela graduação em italiano, estou fazendo o francês, matriculei-me no espanhol. Não me diga que esta última língua é fácil de se entender, quero novamente mergulhar na cultura, na formação do povo, em seus artistas, e me surpreendi já na primeira aula. Nenhum aprendizado é fácil. Aprender um novo idioma é estar em contato com outras milhões de pessoas, buscar chegar as suas origens, tentar entender seus cotidianos, abrir as portas para novos conhecimentos. Talvez, ler o primeiro livro no original; o primeiro beijo de muitos outros. Fazer parte do mundo. E nesse mundo cada vez mais multifacetado e interligado, aprender uma nova língua é se sentir cada vez mais humano, já que é por meio da linguagem que nos desenvolvemos, é por meio dela que realmente mostramos quem nós somos, o que queremos do outro e o que temos para oferecer a ele. Didaticamente, há sempre uma segunda, terceira, quarta língua..., no íntimo, há línguas que se relacionam, que convivem, que se completam. Viva todas as línguas do mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário é fundamental para o objetivo a que esse blog se propõe. Muito obrigado pela participação, continue interagindo!