Os Deuses malditos, originalmente sob o título de La caduta degli dei (A queda dos deuses), foi dirigido pelo cineasta italiano Visconti Luchino, sendo lançado em 1969, na Alemanha e na Itália. Hitler e o nazismo estão em segundo plano em relação ao tema principal, que é a constituição da família Krupp, dona de um grande império de usinas de aço, que inclusive, sustentava o poderio do regime nazista. No interior dessa família, as mais condenáveis atrocidades ocorrem na luta pelo poder, desde assassinatos, adultérios, incesto, bebedeiras, orgias e pedofilia.
Compondo a trilogia alemã, juntamente com Morte em Veneza e Ludwig, o filme Os Deuses Malditos está além de ser considerados mais um sobre esse triste período da história. É uma representação estética da aristocracia, da construção e manutenção do poder, dos bastidores de um movimento ideológico. Divididos em SS e SA, as tropas fieis ao sistema dividem-se entre a elegância e a vadiagem, o luxo e o lixo. Outra tema recorrente é a homossexualidade, resultando em uma decadência política e moral, cujo ápice se dá durante o extermínio das tropas das SA, que representará o fim da própria família Von Essenbeck. Vale a pena ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O comentário é fundamental para o objetivo a que esse blog se propõe. Muito obrigado pela participação, continue interagindo!